Andaraí - BA

Andaraí
Que lugar é esse?
Deixamos Lençóis com o objetivo de explorar a região sul da Chapada. Nossa primeira parada foi em Andarái. Após a descoberta de diamantes em Mucugê, muitos garimpeiros foram para a região em busca de fortuna. Eles trouxeram suas famílias, que povoaram também a cidade de Andaraí.  Essas duas cidades foram bastante conhecidas como um dos maiores pontos de extração de minérios da Bahia. Hoje, sua principal atividade econômica está no ecoturismo. A cidade assemelha-se a Lençóis pela estrutura possuindo até locadora de carros (muito importante em uma viagem na Chapada). 

Infelizmente não desfrutamos das belezas de Andaraí, mais o pouco que registramos valeu apena.

Como chegar lá?
Andaraí fica a aproximadamente 100 km de Lençóis. O acesso é feito pela BA 142.

Em 1847, Andaraí já é Distrito Policial, em 1852, Distrito de Paz, elevado a freguesia, em 1884, à Vila, em 1888, assumindo a condição de cidade por ato do governador baiano José Gonçalves da Silva, em 28 de abril de 1891.O coronelismo influenciou a vida e os costumes da sociedade andaraiense. O Coronel regia o destino de todos e era procurado para resolver todas as questões desde as mais importantes as mais corriqueiras. O mais famoso, respeitado e temido coronel de Andaraí foi Aureliano Gondim,  uma das inspirações de Herberto Sales ao escrever o consagrado romance Cascalho. 


  Andaraí, palavra proveniente de Andirahy, que na língua Tupi-guaraní, significa “Rio dos Morcegos”. Andira: morcego, Y: água, rio. Nome inspirado provavelmente nas cavernas da região.  
Conta a historia que os primeiros habitantes foram os índios Carirís, citam-se também os Maracás. Certo é que a presença de pinturas rupestres na região indica que esta área foi ocupada por tribos
indígenas. Já em 1796, D. Rodrigo de Souza Coutinho, fazendeiro da região, registra a presença de “Quilombos”, citando os de Orobó, dos Tupins e os de Andarahy. Estes quilombos foram destruídos e alguns de seus integrantes presos e devolvidos a seus donos. Podemos citar como remanescente de quilombo, a atual comunidade de Fazenda Velha, nas margens do Rio Santo Antônio.

Fontes: Cecilia Maria Ribeiro da Silva – Licenciada em História.

Imagens Aventuras ECO 
Equipe Aventuras ECO na estrada
Uma casa um tanto curiosa.
Entrada de Andaraí




Igreja do Pocinho


Atrás da Igreja do Pocinho











Andaraí esconde muitas belezas
mas infelizmente estávamos de passagem.

Espero que gostem das imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário