Sul da Chapada 2: Estrada Real e Cachoeira do Fraga.

Depois de uma noite acampando sob a Cachoeira do Rio Brumado seguimos viagem até a cidade de Rio de Contas passando pela Estrada Real e Cachoeira do Fraga. 
Pra quem não conhece vamos voltar um pouco na historia.
Estrada Real  - Início da Trilha

Estrada Real, construída por escravos a mando do Rei de Portugal Don Pedro II no século XVIII, ligava a Vila de Rio de Contas à Vila Velha, hoje Livramento de Nossa Senhora. Era usada por tropeiros e viajantes, servindo para o comércio com Salvador (via cachoeira), Minas Gerais e Goiás. Pela Estrada Real circulavam o ouro para o Porto de Salvador e de lá, para Lisboa.



Cachoeira do Fraga




Cachoeira do Fraga, com duas quedas e ótimas piscinas para banho é um dos principais cartões-postais da cidade de Rio de Contas. Formada pelo Rio Brumado, a atração possui vários saltos que caem em bacias moldadas pela natureza, em três níveis diferentes, ótimas para natação.




A trilha entre a Cachoeira do Rio Brumado passando pela estrada Real, Cachoeira do Fraga até a cidade de Rio de Contas tem cerca de 13 km. 

Pouco antes de chegarmos a Cachoeira do Rio Brumado avistamos a placa que indicava o início da trilha da Estrada Real, sem ao menos saber que ali que começaria a subida de uma estrada histórica perguntamos um pouco mais sobre a estrada ao vigia que encontramos no caminho, (vigia da CRB) e foi aí que ficamos sabendo que a estrada daria em nosso destino, na cidade de Rio de Contas. 
Amanheceu e logo partimos com destino a Estrada Real mesmo sem saber quantas horas iriamos andar até a próxima cidade, só sabíamos que era possível!
Parte da Tilha, uma subida de 6 km com duração de 2 a 3hrs
Início da Trilha




Uma parada pra um lanche.
A subida, cansaço o sol quente tudo é compensado com o visual perfeito das montanhas, fauna, flora e da cidade de Livramento visto lá de cima.
O difícil é não encontrar o que não fotografar.

Parte da "Estrada Verde" que vai de Livramento a Rio de Contas
Cidade de Livramento vista da Estrada Real
Estrada Real, até hoje só foi descoberto parte do caminho.


Relatos da seca da Bahia, a
chapada sofre muito com as queimadas










Riacho da Estrada Real



Parte da trilha encontramos caminhos que levam até o cume da Cachoeira do Rio Brumado e Cachoeira do Raposo mas como estávamos sem guia, sem nenhuma orientação dos locais e por motivos de segurança achamos melhor seguir viagem, afinal não sabíamos até quanto tempo iria durar nossa trip.


A recompensa de viver parte da história, estar em contato com a natureza, beber da água que brota das rochas, ouvir o conto dos pássaros, descansar sob a sombra das árvores realmente não tem preço.

Por fim avistamos parte da estrada que deu início a nossa trilha até a Cachoeira do Fraga, depois de três horas e meia de caminhada.
Seguimos por uma pequena parte da BA-148 até chegar numa estrada de barro que dava mas uns 3 km de caminhada, essa foi uma das mais cansativas que fizemos... Sol quente e sem nenhuma árvore por perto para nos refrescar. 
Mas depois da chegada não pensei duas Vezes, o banho na cachoeira revigorou toda nossa fadiga.

Cachoeira do Fraga 

Depois de um bom banho para refrescar nada melhor do que um descanso.
Nosso almoço foi dois Miojo preparado ali mesmo com combustível sólido, 
o local é proibido fazer fogueiras.


 Essa cachoeira é realmente uma delicia para banho, várias piscinas natureis, perfeito para natação, a força da cachoeira nos possibilita uma massagem como nenhuma outra igual e o melhor... diferente das outras o "chão" não é de pedras é areia bem parecida com as de praia e que nos da mais estabilidade e segurança na hora do banho. pra mim a melhor cachoeira que já fui !
Prontos, tomamos o rumo da estrada.
A todo Vapor voltamo pela estrada de barro (uns 3km) para finalizamos o dia e chegarmos até a cidade de Rio de Contas.

E não esqueça, LEVE SEU LIXO!

Um comentário: