Sul da Chapada 1: Cachoeira do Rio Brumado - Livramento BA

Cachoeira do Rio Brumado - Livramento BA

Almoçando em Brumado.
No centro da foto da pra ver o suco suspeito de maracujá.
 
       Em busca de aventuras pelo Sul da Chapada passamos por algumas cidades históricas de belezas raras e paisagens como nenhuma outra igual. Saindo da Capital da Bahia às 19hrs rumo a Barra da Estiva, só de passagem, na chegada fomos recebidos por um frio de 13º (para nós soteropolitano isso é muito frio), uma cidade um tanto pacata como parte do interior da Bahia conversamos com alguns moradores e descobrimos a dificuldade de deslocamento para uma cidade vizinha, Rio de Contas, embora a distancia fosse só de uns 70km de estrada de barro chegaram a cobrar R$200,00 pelo deslocamento, claro que não aceitamos, mais um pouco a frente nos informaram que poderíamos pegar um ônibus para Brumado às 8hrs e de lá pegaríamos outro para Rio de Contas às 12hrs e assim nós fizemos...
Depois de ter pegado um ônibus nada agradável, muito empoeirado e uma estrada de barro paramos em Brumado e já compramos a passagem para Rio de Contas mas antes almoçamos em um restaurante que o suco de maracujá tinha gosto de suco de cacau, segundo a senhora que nos atendeu disse que era maracujá da região, tinha uma aparência de limonada, assim mesmo tomamos. Seguindo nosso destino passando pela cidade de Livramento avistamos uma cachoeira um tanto curiosa com uma altura de uns 80m de queda passando próximo a BA-148 (estrada verde) foi aí que aguçou o nosso instinto de aventura e saltamos a beira da estrada para conhecer um pouco  mas dessa beleza, Cachoeira do Rio Brumado.


Subindo um pouco na estrada, de cor verde, pegando uma estradinha de barro cada vez mas próximos a beleza era ainda mais encantadora! Avistamos ali também a Estrada Real mais a nossa meta era a cachoeira, chegando um pouco mais a frente avistamos um pequeno riacho com uma ponte rodeada de grandes árvores e do outro lado algumas grandes rochas e foi aí que tivemos a ideia de acampar no local, paramos para tomar um banho e conhecer um pouco mais do ambiente, vimos que tinha um vigilante, peguei algumas informações e perguntei se ali era proibido camping, ele afirmou que não, podíamos acampar numa boa. Com bastante árvores e galhos secos para lenha, água a vontade era tudo que precisávamos! Já era fim de tarde nos organizamos e ali ficamos, anoiteceu e as luzes da cidade de Livramento deram mais um tom de espetáculo do local.

 
Local escolhido para montar a nossa barraca.
Bem protegido do vento iriamos ter uma noite tranquila e bem abrigada pelas rochas e árvores ao redor.

Passamos a noite com essa linda Lua.
Preparando o nosso jantar, Sopão.


Um pouco de fogo para nos aquecer
e nos proteger de predadores.













  
 Difícil foi parar de registrar essa belezura

  
Uma noite tranquila ao som do riacho que passava próximo ao nosso camping sem duvidas acordamos ainda mais inspirado por essa terra.
Tomando um café quentinho para seguir viagem passando pela Estrada Real, Cachoeira do Fraga e por fim chegar até Rio de Contas. Para no dia seguinte seguirmos para a nossa meta que é o 
Pico das Almas.
Essa visão não tem preço.
Antes de partir mais fotos da Cachoeira do Rio Brumado - Livramento BA

Últimos Click's antes de partir com destino a Rio de Contas pela Estrada Real.


Lembrando que nós tivemos sorte do vigia deixar agente acampar no local, não tem nenhuma placa avisando que o mesmo é proibido camping mas também não tem dizendo que pode. Por tanto tenha consciência e se for vá sabendo que pode ser barrado, embora eu fui bem recebido pelo vigia, nunca saberemos se ele estará no local. 

E não esqueça, LEVE SEU LIXO!

Um comentário:

  1. Perfeito. Moro em Livramento há pelo menos 5 anos, sou do Mato Grosso do Sul, e nunca tinha visto belezas desse tipo, vou sempre a este lugar, simplesmente uma maravilha esculpidos com muito carinho por DEUS.

    ResponderExcluir